01.02.2010
" Vinte anos após a Guerra do Golfo é a vez agora de Barack Obama voar em socorro dos países aliados na região, face à eventualidade de um ataque iraniano.Segundo a imprensa norte-americana, Washington poderá instalar baterias de mísseis Patriot em quatro países do Golfo.
Uma tripla manobra por parte da Casa Branca que aperta o cerco a Teerão, evita uma eventual ofensiva por parte de Israel e uma corrida ao armamento em países como o Kuwait, o Qatar, o Bahrain e os Emirados Árabes Unidos.
Washington pretenderá ainda reforçar a presença militar na Arábia Saudita para evitar um ataque contra as instalações petrolíferas no país.
O tempo da diplomacia parece assim esgotado, entre Obama e Ahmadinejad, nas discussões sobre o programa nuclear iraniano.
O conselheiro para a segurança norte-americana, recordava no sexta-feira que, “os Estados Unidos não podem permitir uma corrida ao armento nuclear no Médio Oriente em resposta ao programa iraniano”.
Depois de ter apostado no diálogo para levar Teerão a suspender o programa nuclear, Washington prepara-se agora para, em paralelo, propor novas sanções internacionais contra o regime iraniano. "
Copyright © 2010 euronews
Sem comentários:
Enviar um comentário