Na última aula de História A, o professor, entre outras temas, introduziu-nos ao estudo dos regimes totalitários no decurso do século XX, enfatizando o regime nazista exercido na Alemanha.
Após os anos 20, um novo sistema de exercício do poder confrontou o demoliberalismo. Movimentos ideológicos e políticos subordinaram o indivíduo a um Estado omnipotente, totalitário e esmagador:
---» Na Rússia, o totalitarismo adquiriu uma feição revolucionária: nasceu com a implantação do Marxismo- Leninismo e culminou no Estalinismo;
---» Na Itália, foi implementado o Fascismo, pelas mãos de Mussolini, revestindo-se de um carácter mais conservador;
---» Na Alemanha, o Estado Totalitário foi produto do Nazismo dirigido por Adolf Hitler.
Este último período de governação - Nazismo - ficou marcado para sempre na História do Mundo devido ao seu cáracter violento e desumano, que convergiu na perseguição e extermínio sistemático de, aproximadamante, seis milhões de judeus ( Holocausto).
Durante o Holocausto, as autoridades alemãs destruíram grandes partes de outros grupos considerados "racialmente inferiores", nomeadamente os ciganos, os deficientes físicos e mentais, e eslavos (polacos, russos e de outros países do leste europeu). Também outros grupos foram perseguidos pelo seu comportamento político (comunistas), ideológico (socialistas) e social (homossexuais).
Estas perseguições eram levadas a cabo sob o pretexto da existência de uma raça superior - Ariana - da qual apenas os indivíduos louros e de olhos azuis beneficiavam.
No início do regime nazista, o Governo Nacional-Socialista criou campos de concentração para deter os seus oponentes políticos e ideológicos.
Nos anos que antecederam a Guerra, as SS e as autoridades policiais prenderam um elevado número de judeus, ciganos e outras vítimas do seu ódio étnico e racial naqueles campos. Para concentrar e facilitar a deportação futura da população judaica, os alemães e seus colaboradores criaram guetos, campos de transição e campos de trabalho escravo para judeus.
Entre 1941 e 1944, as autoridades nazistas alemãs deportaram milhões de judeus da Alemanha, dos territórios ocupados e dos países aliados ao Eixo para guetos e campos de extermínio, onde eram mortos nas instalações de gás criadas para cumprir esta finalidade.
Nos meses que antecederam o final da Guerra, os guardas das SS transferiram os prisioneiros dos campos em comboios, ou em marchas forçadas conhecidas como "marchas da morte", na tentativa de evitar que os Aliados os libertassem. Conforme as forças Aliadas atravessavam a Europa, numa série de ofensivas contra a Alemanha, começaram a encontrar e a libertar prisioneiros dos campos de concentração e aqueles que estavam a ser levados de um campo para outro.
Estas marchas continuaram até o dia 7 de Maio de 1945, dia em que as forças armadas da Alemanha se renderam incondicionalmente aos Aliados.
Após o Holocausto, muitos sobreviventes encontraram abrigo nos campos para deslocados de guerra administrados pelos poderes Aliados. Entre 1948 e 1951, cerca de 700.000 sobreviventes emigraram da Europa para Israel. Muitos outros judeus deslocados de guerra emigraram para os Estados Unidos e para outras nações.
O último campo para deslocados de guerra foi fechado em 1957.
Os crimes cometidos durante o Holocausto devastaram a maiorias das comunidades judaicas da Europa, eliminando, totalmente, centenas destas comunidades centenárias.
Excelente trabalho que estas a realizar Joana.
ResponderEliminarOs meus parabéns, espero que todo este esforço seja compensado, acho que vai valer a pena.
Os documentários são excelentes.
Se os conseguisses gravar em dvd, podiamos passa-los na sala de aula, pois esta bem feito, claro e de fácil compreensão.
Mais uma vez parabéns.
O blog está muito agradável e recheado de informação.
(ja sabes de quem é este comentário)